Portal da Prefeitura Municipal de Rinpolis
 

Dados Geográficos Gerais

Imprimir PDF

Pequena Cidade do Interior de São Paulo, Rinópolis está localizado no Oeste do Estado, Latitude 21 graus 43 33 sul, Longitude: 50 graus 43 20 Oeste; Altitude:525 metros; Distância da capital: 565 quilômetro (rodovia), 480 quilômetros (linha reta); Limites: Ao norte com Piacatú e Santópolis do Aguapeí; ao sul com Parapuã; leste com Iacri e; a oeste com Osvaldo Cruz.

Rinópolis Área territorial: 358,329 km2; População (estimada 2010): 9.935 habitantes; Densidade demográgica: 27,73 habitantes/km2; Altitude: máxima: 508 metros, mínima: 455 metros; Terreno: o município está localizado em região relativamente acidentada; Clima: temperatura máxima: 37 graus C,temperatura mínima: 10 graus C; Precipitações pluviométrica: A precipitação pluviométrica oscila entre 1.100 a 1.300 mm ao ano.

Visão Aérea de Rinópolis

Localizada numa planície, sendo o Rio Aguapeí (ou Feio), sua principal artéria fluvial, tem  relevo com largas ondulações em grande parte formando extensas planícies, com solo de predominância arenosa, aluviais e massapé.

Seu solo é constituído de 3 faixas principais de solo que se estendem no sentido sudeste - noroeste do Estado de São Paulo. De norte para sul na porção setentrional do município, encontramos a primeira delas: da era mesozóica, triássico ou jurásico constituído de rochas eruptivas básicas. A segunda faixa que corre em contigüidade com a anterior, em seus limites meridionais, orientais e ocidentais é constituída de terras da mesma era, com a mesma divisão e são do tipo botucatu e pirambóia. Na região central, ocidental oriental e meridional encontramos ainda da era mesozóica o terreno caiácretáceo.

Fontes:IBGE, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal de Rinópolis

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner