Dados Geográficos Gerais

Pequena Cidade do Interior de São Paulo, Rinópolis está localizado no Oeste do Estado, Latitude 21 graus 43 33 sul, Longitude: 50 graus 43 20 Oeste; Altitude:525 metros; Distância da capital: 565 quilômetro (rodovia), 480 quilômetros (linha reta); Limites: Ao norte com Piacatú e Santópolis do Aguapeí; ao sul com Parapuã; leste com Iacri e; a oeste com Osvaldo Cruz.

Rinópolis Área territorial: 358,329 km2; População (estimada 2010): 9.935 habitantes; Densidade demográgica: 27,73 habitantes/km2; Altitude: máxima: 508 metros, mínima: 455 metros; Terreno: o município está localizado em região relativamente acidentada; Clima: temperatura máxima: 37 graus C,temperatura mínima: 10 graus C; Precipitações pluviométrica: A precipitação pluviométrica oscila entre 1.100 a 1.300 mm ao ano.

Visão Aérea de Rinópolis

Localizada numa planície, sendo o Rio Aguapeí (ou Feio), sua principal artéria fluvial, tem  relevo com largas ondulações em grande parte formando extensas planícies, com solo de predominância arenosa, aluviais e massapé.

Seu solo é constituído de 3 faixas principais de solo que se estendem no sentido sudeste - noroeste do Estado de São Paulo. De norte para sul na porção setentrional do município, encontramos a primeira delas: da era mesozóica, triássico ou jurásico constituído de rochas eruptivas básicas. A segunda faixa que corre em contigüidade com a anterior, em seus limites meridionais, orientais e ocidentais é constituída de terras da mesma era, com a mesma divisão e são do tipo botucatu e pirambóia. Na região central, ocidental oriental e meridional encontramos ainda da era mesozóica o terreno caiácretáceo.

Fontes:IBGE, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal de Rinópolis