Portal da Prefeitura Municipal de Rinpolis
 

Aspectos

Imprimir PDF

Características

Origem do Nome : RINÓ + POLIS (Rino = Sobrenome do fundador Eugênio Rino + polis = cidade); Localização: Oeste do estado de São Paulo Latitude: 21 graus 43 33 sul; Longitude: 50 graus 43 20 Oeste; Altitude: 525 metros; Distância da capital: 565 quilômetro (rodovia),480 quilômetros (linha reta); Limites: Ao norte com Piacatú e Santópolis do Aguapeí; ao sul com Parapuã; leste com Iacri e; a oeste com Osvaldo Cruz. 

Altitude: máxima: 508 metros, mínima: 455 metros; Terreno: o município está localizado em região relativamente acidentada; Clima: temperatura máxima: 37 graus C,temperatura mínima: 10 graus C; Precipitações pluviométrica: A precipitação pluviométrica oscila entre 1.100 a 1.300 mm ao ano.

Solo:

Constituído de 3 faixas principais de solo que se estendem no sentido sudeste - noroeste do Estado de São Paulo. De norte para sul na porção setentrional do município, encontramos a primeira delas: da era mesozóica, triássico ou jurásico constituído de rochas eruptivas básicas. A segunda faixa que corre em contigüidade com a anterior, em seus limites meridionais, orientais e ocidentais é constituída de terras da mesma era, com a mesma divisão e são do tipo botucatu e pirambóia. Na região central, ocidental oriental e meridional encontramos ainda da era mesozóica o terreno caiácretáceo.

Hidrografia: 

A principal artéria pluvial do município é o Rio Aguapeí ou Feio, com vários afluentes.

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner