Saúde comemora sucesso da campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pala Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticados já em estágios avançados. No Brasil as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à necessidade do diagnostico precoce, que, aliado ao tratamento, possibilita melhores resultados.

No mês de Outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Rinópolis, desenvolveu ações direcionadas às Mulheres, como palestras de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, tendo como responsáveis, profissionais da saúde, foram realizadas nas escolas, empresas, repartições públicas, unidades de saúde. Nas unidades de Saúde do Centro e ESF Antenor Carlos de Matos foram realizados exames de mamografias, coleta de Papanicolau no sábado dia 18 o período todo e quarta feira no período noturno. Totalizando 344 coletas de Papanicolau, e 148 pedidos de mamografias.

Veja fotos abaixo.